É bem verdade que jamais poderíamos imaginar que passaríamos por determinadas situações em nossas vidas não é verdade? Bom, eu nunca pensei na minha vida que praticaria um esporte em cadeira de rodas. Mas sabia que DEUS tinha um propósito nisso tudo, afinal de contas, nada em nossas vidas acontece sem a permissão dEle. Muito mais do que praticar o esporte, ganhar jogos, campeonatos, sempre tive o desejo de ajudar aos meus amigos que jogam comigo fora de quadra. Mostrar a eles que praticamos muito mais do que um esporte, o esporte nos ajuda a criar amizades, caráter, disciplina, não podemos ver os atletas dentro de quadra simplesmente como robôs, e sim como seres humanos que também precisam de ajuda em outras áreas da vida. É muito bom ter amigos para você compartilhar suas angústias, sofrimentos,...
Mas para que esse tipo de envolvimento e relacionamento aconteça precisamos de uma coisa primordial: identificar-se com eles. Não quer dizer que tenhamos que ser como eles. Podemos nos identificar com eles em: forma de ver a vida, costumes,... Sermos mais um entre eles, e que nos vejam como mais um. E isto não se pode fazer sem envolvimento, precisa ser o desejo sincero de nosso coração.
O Senhor Jesus se fez homem, e durante mais de trinta anos de sua vida, viveu e sentiu como os que o rodeavam, compreendeu as pessoas e se interessou por elas, absorveu seus costumes, línguas, cultura, se fez amigo das pessoas. Ele foi capaz de amar a todos, independentemente de classe social, condição econômica ou cultural.
Deus colocou você no lugar em que você está. Ame as pessoas ao seu redor, ore por eles. Aprenda a compreendê-los e peça sabedoria a DEUS para saber como expressar a mensagem mais fabulosa que existe na Terra: o amor de DEUS pela humanidade.
sábado, 10 de setembro de 2011
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Força Guerreiro
Quem conhece um pouco da história do Ricardo Gomes, atual treinador do Vasco, sabe das tribulações que ele já passou na vida. Quando tinha apenas 19 anos, em 1984, ele sofreu uma grave lesão, rompendo todos os ligamentos do joelho direito em uma excursão do Fluminense na Coreia do Sul. Quando chegou ao Brasil, foi operado às pressas. Não bastasse a contusão, pegou uma infecção hospitalar e chegou a perder 25 quilos em um mês, ao ficar hospitalizado. Ficou nove meses se recuperando e voltou ao time tricolor, surpreendendo todos os companheiros, na época. E, nem por isso, o ex-zagueiro deixou de ser um atleta de sucesso. Extremamente técnico e com um senso se colocação como poucos em sua posição, jogou a Copa de 1990 pela Seleção Brasileira e foi cortado da delegação de 1994, quando era o capitão de Carlos Alberto Parreira. Ano passado, quando dirigia o São Paulo, Ricardo Gomes teve um AVC de menor intensidade, que não teve sequelas. Agora, o atual comandante cruz-maltino enfrenta mais uma batalha em sua vida.
Às vezes, estamos vivendo vidas tristes, fracassadas, desfeitas, como se o DEUS em quem confiamos não tivesse poder algum. Não aprendemos o verdadeiro significado do versículo: "Para tudo tenho forças, em virtude de Cristo que me dá o poder". É bem verdade que Jesus disse que passaríamos por dificuldades, mas Ele nos assegura também uma vida de vitória, uma vida baseada no único que pode nos sustentar, Jesus. Por quê? Pelo que eu sou? Não! Mas pelo que Ele é.
Nossa vida é uma luta contínua entre o que cremos e o que somos. Quantas vezes cremos só com a mente em tudo o que Deus nos promete e vivemos como se DEUS não tivesse tempo de se ocupar conosco? Nunca ninguém que tenha tentado falar com DEUS, o encontrou ocupado.
Deus prometeu estar ao nosso lado, não importando se tudo estiver bem, ou mal. Deus prometeu cuidar de nós em todo momento. Vamos orar para que o Ricardo Gomes saia logo dessa situação. Ele é um excelente profissional e acima de tudo tem caráter! Tenho FÉ que DEUS vai tirar o Ricardo dessa!
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Linhas Tortas
Muitas vezes me questionei porque logo eu tive que passar por tantas dificuldades, tribulações, lutas,... Se me falassem que tudo o que estou vivenciando hoje iria acontecer, acharia uma grande loucura. Como pode, uma pessoa que tinha tudo para viver sentado em uma cadeira de rodas, ou deitado numa cama, hoje se formar em uma universidade, mora sozinho, tem seu próprio carrinho, consegue fazer a maioria das coisas sozinho, sem depender da ajuda de ninguém e principalmente fala do amor de DEUS para as pessoas.
A onipotência e bondade de DEUS demonstram como extrair o bem de boas ações e como retirar o bem de algo que é mau. Desta forma, DEUS demonstra Seu controle sobre as circunstâncias e sobre as pessoas. Nada escapa aos Seus desígnios.
Algumas vezes os jovens não têm oportunidade para demonstrar seu potencial. Quando se fala de um posto de responsabilidade não se pensa no jovem: é muito inexperiente. Quando é preciso tomar uma decisão importante, poucos perguntam o que um jovem tem a dizer: não é uma pessoa de peso, ainda tem muito que ralar na vida.
Não devemos nos limitar por causa daqueles que dizem que somos jovens demais e que devemos esperar para fazer algo. A única coisa que devemos fazer é: ser exemplo. Se quando falamos, as pessoas escutam a Palavra de DEUS; se quando vivemos todos veem o nosso amor, fé e pureza de vida; se quando fazemos o que sabemos, todos veem que o Senhor é quem nos dirige... ninguém tem o direito de nos menosprezar.
Ser é mais importante do que fazer ou ter.
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Falar é fácil
É muito fácil julgarmos o desempenho dos atletas quando estamos fora de quadra. Falar as coisas do tipo: "Você poderia ter sido mais rápido", "porque não passou aquela bola". Essas frases nos fazem refletir um pouco sobre a nossa vida num todo. Você em sua vida, muitas das vezes não pode dizer apenas que é muito bom, precisa prová-lo. Ouvimos centenas de vezes frases como estas. Quem fala, sempre sabe o que deveria ser feito, parece campeão do mundo em todas a modalidades. Mas não tem consciência do que o atleta está passando naquele exato momento, para tomar aquela decisão ou atitude.
Em nossa vida com DEUS também não é diferente, muitas vezes nos achamos mais "certinhos" que os outros. Julgamos os comportamentos de outras pessoas que também são da igreja. Achamos que DEUS nunca vai perdoar a falha do outro ou como pode DEUS amar uma pessoa dessa, fazendo tanta coisa errada! Devemos parar de julgar os outros e olharmos para nós mesmo e ajustarmos os nossos erros, para termos um dia o direito de se pronunciar sobre determinada pessoa ou assunto. Antes de julgar o comportamento do seu irmão, procure saber como anda a vida dele, se ele está passando por algum problema. Muita das vezes, ele pode estar precisando de um conselho, uma atitude sua para ajuda-lo, procure escutá-lo.
Os espectadores não ajudam, são críticos por natureza. O espectador "igrejeiro" é especialista em: música, pregações, poesias, evangelização, liderança, aconselhamento, sempre sabe tudo! Talvez só lhe falte saber o mais importante, pois DEUS diz que crítica destrutiva e murmuração são pecados. A começar por mim espero cumprir o que está escrito em Tiago 1:22: Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvinte...
Os prêmios e as medalhas não são para os espectadores, somente para os atletas.
sábado, 20 de agosto de 2011
Nas alturas!
O rugby é praticado por atletas que tenham pelo três dos quatro membros comprometidos, mas em sua maioria é praticado por tetraplégicos. Muitos deles sofreram acidentes de carro, moto, cachoeira, piscina. São pessoas que hoje vivem em uma cadeira de rodas, mas que através do esporte não perderam a alegria de viver, se superam a cada dia mais. Olho pra vida de cada um deles e os enxergo, não como um problema ou peso, muito pelo contrário, os olho com esperança, sabendo que um dia todo esse sofrimento terá fim, DEUS não perdeu o controle da história, e Ele tem um plano pra tudo isso que está acontecendo na vida desses meninos. Hoje, infelizmente vivemos em um mundo, onde se julgam as pessoas pela aparência, sendo assim ao verem esses meninos, vocês podem achar que eles não seriam capazes de fazer nada. Porém, para nós cristãos temos a plena convicção, que um dia vamos para o céu e vamos receber um corpo completamente novo, livre de toda enfermidade e sofrimento.
Jesus disse que todo aquele que nele crê, tem a vida eterna. Milhões de pessoas acreditam que isto acontecerá no futuro. Às vezes, pensamos na vida com relação a DEUS como algo que irá acontecer algum dia no céu, e não percebemos que é algo que já começou, desde o momento que cremos nele. Nossa visão do mundo e das circunstâncias inclusive das pessoas, não depende de nossos olhos físicos, mas vem diretamente de DEUS. Ele vive dentro de nós, portanto não podemos nos arrastar por este mundo como se o mal tivesse algum direito sobre nós.
Nossa visão do alto deve servir para nos envolvermos verdadeiramente em ajudar os outros com os seus problemas, ainda mais quando sabemos que a vida não termina com a morte. Andar nas alturas significa andar acima do mal e atrair outros com você nesta caminhada poderá ser ainda melhor.
Olhando lá do alto, as coisas parecem diferentes!
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Vai nessa tua força
Logo quando comecei a praticar o Rugby, achei que não fosse conseguir levar esse sonho adiante, pois por incrível que pareça, não é tão simples assim andar numa cadeira de rodas, principalmente para quem não toca cadeira no dia-dia. Muitas barreiras apareceram para me derrubar, fazer desistir, ver outros cadeirantes que "voavam" com as cadeiras, pensa comigo mesmo: é melhor eu desistir disso logo, praticar outro esporte. Mas sabia que o melhor de DEUS ainda estava por vir, e eu precisava ter fé e força de vontade, pois sabia que DEUS estava no controle da situação e que não existe vitória sem luta! É muito saboroso quando conquistamos algo através do nosso suor, saber que demos o nosso máximo e que tudo isso foi graças a bondade do nosso DEUS. Se passaram dois anos, sei que ainda estou longe do ideal, mas a esperança se renova a cada dia, para realizar o maior sonho da minha vida, que espero que seja o sonho de DEUS pra mim. Andar numa cadeira de rodas parece ser um "gigante" simples para algumas pessoas, mas só DEUS sabe o que eu passei para chegar até aqui. Cada vez mais, DEUS me prova que eu posso todas as coisas quando coloco minha confiança e esperança nEle.
Você talvez ainda pense: "eu não posso fazer nada" Quando nos deparamos com uma situação difícil todos nós cremos que fomos vencidos e descobertos. Quando levamos muito tempo orando pela solução de um problema grave e nada acontece, começamos achar que este gigante não será vencido. No entanto, a vida cristã é uma vida de valentia. Ninguém sabe mais o que significa enfrentar a tudo e a todos, como os cristãos. Todos nós precisamos aprender a ser valente. Nada pode nos vencer. Deus continua chamando cristãos corajosos. Deus continua pedindo que usemos a força que temos: a Sua força. Não há gigante que possa resistir.
Ser valente é mostrar o que somos, digam o que disserem!
Você talvez ainda pense: "eu não posso fazer nada" Quando nos deparamos com uma situação difícil todos nós cremos que fomos vencidos e descobertos. Quando levamos muito tempo orando pela solução de um problema grave e nada acontece, começamos achar que este gigante não será vencido. No entanto, a vida cristã é uma vida de valentia. Ninguém sabe mais o que significa enfrentar a tudo e a todos, como os cristãos. Todos nós precisamos aprender a ser valente. Nada pode nos vencer. Deus continua chamando cristãos corajosos. Deus continua pedindo que usemos a força que temos: a Sua força. Não há gigante que possa resistir.
Ser valente é mostrar o que somos, digam o que disserem!
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Amigo pra Valer!
Uma das coisas que mais gosto de fazer nessa vida é amizade. Sempre que tenho oportunidade de viajar jogando pela minha equipe, gosto de criar amizades com as outras equipes da competição, afim de demonstrar que muito mais do que um campeonato, estou ali para ajudar as pessoas no que for preciso, ganhar ou perder um campeonato faz parte. Sou muito grato a DEUS pelo ciclo de amizade que eu tenho. Sei que muitas vezes sou falho em algumas relações, não correspondendo a altura a amizade que gostaria de ter, e muitas das vezes acabou decepcionando o meu próximo. É claro que algumas amizades são mais intensas do que as outras, você acaba criando mais afinidade com as pessoas que tem um perfil parecido com o seu.
Mas gostaria de falar sobre uma pessoa que é nosso melhor amigo, nunca nos chateia, sempre quer o nosso melhor e que está conosco nas horas boas e nas horas tristes. Só há um exemplo de amizade que reúne todas as qualidades em grau supremo: Jesus. Ele é o melhor amigo. Ele é o amigo que nunca o abandona, o amigo que quer ganhar sua amizade por toda eternidade. O amigo que o ama e o compreende como você é. Ele nos dá o exemplo para que aprendamos a tratar nossos amigos e amigas. Nem mesmo um título num campeonato vale tanto como uma amizade. Cuide dos seus amigos, eles são para sempre!
Em todo o tempo ama o amigo... - Provérbios 17:17
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Bola Perdida
Depois de algum tempo sem escrever e alguns acontecimentos recentes na minha vida estou retornando com este Blog e espero que possa abençoar o coração de cada um que ler estas poucas linhas.
Vou tentar sempre que possível adaptar os textos ao Esporte que pratico, o Rugby em cadeira de rodas.
É bem verdade que os atletas que mais se destacam em um esporte coletivo são os atacantes, aqueles que normalmente finalizam uma jogada. Eles recebem muitas bolas para concluir o ponto, ou gol para sua equipe e por isso estão sujeitos a inúmeros erros, pela quantidade de vezes que são acionados. As pessoas que estão fora de quadra, que são os torcedores, dirigentes não aparecem nas estatísticas. Os que ficam de fora só ficam olhando e nunca perdem a bola. E você que está dentro de quadra, sempre é cobrado pelos erros cometidos. Muitas vezes questionam a sua capacidade, se você deve permanecer na equipe, é nesse ponto que gostaria de chegar: como saber lidar com as "bolas perdidas" da vida.
Não se preocupe com as bolas perdidas. Não se interesse só pelas críticas. Não se intimide por elas. Não tenha medo da responsabilidade. Foi Deus quem te chamou. Ele fará de você uma pessoa cada vez mais responsável, sem precisar escutar o que os outros dizem motivados por ciúmes, invejas, ou pouca vontade de entrar na luta.
Todas as pessoas no mundo têm falhas, e nós também as temos. Na Bíblia encontramos muitos casos de pessoas que falharam. Cometeram erros, e foram destruídas. No entanto, DEUS colocou ao seu lado pessoas que acreditavam nelas, ainda que muitas vezes falhassem; pessoas que animam e alentam, pessoas capazes de falar da mensagem do amor de DEUS centenas de vezes se for preciso. Desejo do fundo do meu coração que vocês anseiem ser este tipo de pessoa.
Saiba que ainda que caiamos muitas vezes, Deus nos ajudará a levantar.
quarta-feira, 16 de março de 2011
A onda dos sonhos
Se me perguntassem qual foi um dos dias mais felizes da minha vida, esse com certeza estaria ali entre os primeiros. Eu jamais poderia imaginar que um dia isto iria acontecer. Entrar na água? tinha medo do mar. Subir numa prancha? ta brincando comigo né... Pegar onda? utopia... Mas este dia chegou! Em maio de 2008, em uma SurfTrip com a galera dos Surfistas de Cristo daqui do Rio de Janeiro. Era para ser mais uma viagem junto com eles, mas DEUS sempre nos surpreende não é verdade?! Lembro como se fosse hoje:
David: Farras vou te colocar em pé na prancha, se prepara.
Rapha: Você é doido... olha como está o mar... está agitado, está frio tb...
David: Se prepara e vamos!
Acho que o David na época não tinha dimensão do que aquilo significava. Ele estava "quebrando" as regras impostas pelos médicos, fisios,.... A vida inteira você escuta vários "não" das pessoas, que ousadia minha querer subir em uma prancha de Surf!
Só que tem um grande detalhe: Eu e o David confiamos no DEUS que abriu o mar! Que fez Davi vencer Golias. Um pequeno jovem vencendo um gigante!
Neste dia da onda o mar de Arraial do Cabo foi um dos grandes Golias da minha vida! Lembro que tentamos ficar em pé na prancha umas três vezes e não conseguiamos, eu já estava sem força, com frio, pedindo literalmente para sair. Mas a nossa Fé em DEUS não nos permitiu desistir. Sabiamos que o melhor de DEUS estava por vir e veio logo depois, fazendo com que nós conseguíssemos pegar duas ondas em pé! Graças a DEUS por isso!
Eu não sei qual é o tamanho do Golias que você tem enfrentado na sua vida. Mas saiba que DEUS é muito maior do que ele. Deus nunca nos coloca em situação maior do que nós não possamos suportar, tenha certeza disso. Deus não esqueceu de você! Deus é maior do que qualquer pessoa ou circunstância!
sábado, 12 de março de 2011
A Entrega de Prêmios
Então galera, como todos vocês sabem, meu sonho sempre foi me tornar um atleta e participar de competições e assim realizar um grande sonho: participar de uma para-olimpíada. E creio que DEUS tem me ajudado e muito a realizar este sonho, através do rugby em cadeira de rodas, como a maioria de vocês sabem.
Vou aproveitar este Blog, para contar um pouco das minhas experiências no esporte e na vida. E nesse primeiro texto quero compartilhar uma devocional que falou muito comigo, que fala sobre o maior de todos os troféus que podemos ganhar nessa vida. O maior anseio de qualquer atleta é ganhar o troféu de 1º lugar em uma competição, mas existe um troféu que um dia todos os filhos de DEUS irão receber, que é o da vida eterna! Neste dia poderemos nos regozijar ou nos lamentar; alegrar-nos ou entristecer-nos; dar graças a DEUS ou reconhecer que fomos néscios.
Quanto mais tivermos crescido espiritualmente, mas vai ser nosso gozo. Quanto mais tivermos trabalhado para o Senhor, mais nos alegraremos. E o que dizer quando virmos pessoas que estão ali, no céu, como fruto (em parte) de nosso trabalho. Eles serão os melhores troféus.
Um troféu não se recebe por ações "sobrenaturais" em algum momento, da mesma maneira que um goleiro não recebe por ter feito apenas um jogo. O que se premia é a constância, a fidelidade. DEUS nos pede que sejamos fiéis - fiéis a Ele e à Sua Palavra. Nada mais e nada menos.
Fidelidade significa agarrar-se a alguém em todas as circunstâncias, ocasiões, problemas e situações. Fidelidade a Deus significa que Ele é o mais importante para nós em toda nossa vida. Fidelidade significa amar a DEUS acima de todas as coisas, e, lhe obedecer custe o que custar.
Um dia, o próprio Deus nos dará um troféu. Como será? O que Ele poderá dizer de nós? Espero que possamos escutar a doce voz dizendo: "Muito bem, servo bom e fiel!"
Que esse seja o nosso maior anseio: ganhar o troféu da vida eterna!
Assinar:
Comentários (Atom)







